top of page

“Terapia alimentar”: atendimento especializado para compulsão alimentar e transtornos alimentares

As disfunções do comportamento alimentar (como a compulsão alimentar, o descontrole alimentar, os transtornos alimentares) não são falta de força de vontade ou de disciplina. Existem causas para elas, que podem ser causas comportamentais ou psicológicas. Para realmente trabalhar a mudança de comportamento alimentar, precisamos aprofundar nas causas desses comportamentos, e é isso que fazemos na "terapia alimentar"!

O que é?

Trabalho com a abordagem da Nutrição Comportamental, apelidada pelas minhas pacientes como “terapia alimentar”, tendo em vista que mergulhamos mais profundamente no comportamento alimentar. A abordagem da Nutrição Comportamental traz um olhar mais amplo e humano da alimentação e do ser humano, compreendendo que a alimentação é muito mais do que nutrientes, tendo implicações psicológicas, sociais e culturais em nossas vidas.

Qual é o diferencial?

Dentro da Nutrição Comportamental, meu trabalho se baseia nas linhas Intuitive Eating, Aconselhamento Nutricional e a Terapia Cognitivo Comportamental da Nutrição, que lhe ajudarão a entender as questões mais profundas por trás do seu comportamento alimentar disfuncional, a reaprender a ouvir seu corpo (entender seu mecanismo de fome e saciedade), a fazer as pazes com a comida, a resgatar o prazer de comer,a resgatar sua autonomia alimentar, e a desenvolver um senso crítico em relação às informações sobre Nutrição. 

Quem eu atendo?

Meu trabalho como nutricionista comportamental é atender pessoas que têm um comportamento alimentar disfuncional, isto é, que sofrem com a comida e com o peso (compulsão alimentar,  transtorno alimentar, efeito sanfona, culpa ao comer, sensação de descontrole perante a comida).

Quais são os resultados esperados?

-Tratar a compulsão alimentar
-Tratar o comer emocional, para que ele diminua ou desapareça
-Tratar a obsessão e os desejos alterados por alimentos específicos (exemplo: “vício em doces”)
-Sair do efeito sanfona
-Reaprender a entender os sinais de fome, saciedade e satisfação para se alimentar
-Eliminar sentimentos de ansiedade e medo frente aos alimentos
-Resgatar sua autonomia alimentar, encontrar um ritmo alimentar saudável que funcione para você.

Como funciona?

Nas nossas sessões de terapia alimentar, vamos conversar (muito!) sobre seu comportamento alimentar, sua história com a comida, suas dificuldades com os alimentos e afins, bem como realizar ferramentas e atividades como questionários e diários para trabalhar seu comportamento alimentar. E claro, solicitação de exames e prescrições específicas também podem fazer parte do processo.

Quer saber mais sobre a Terapia Alimentar?

Entre em contato aqui!

Quem já passou por esse processo?

Conheça abaixo algumas pessoas que já passaram por atendimento (o compartilhamento destes depoimentos autorizado pelas suas autoras):

"(...) Achei necessário iniciar o tratamento com a Nathalia pois eu ainda tinha muitas crenças sobre alimentação, me sentia perdida, não sabia se eu estava comendo bem ou estragando minha saúde. Durante o tratamento eu percebi que eu estava me alimentando bem, isso me deixou mais tranquila sobre o que eu estava fazendo. Também percebi que meu comportamento alimentar restritivo tinha muito a ver com a forma como eu era, eu sempre me cobrei muita perfeição, sempre quis ter controle de tudo, e quando eu me vi numa situação difícil na qual as coisas saíram do meu controle, eu entrei em pânico, e isso refletiu diretamente na minha alimentação. (...) O processo de conhecer os alimentos e respeitá-los foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, hoje aprendi a ser mais liberal comigo mesma em todos os aspectos, hoje sou livre.

Obrigada Nathalia por ter me ajudado nesse processo, não teria conseguido florescer tanto sozinha."

- Larissa V.

"Aos 24 anos já estava cansada de tudo isso, comecei a notar que minhas dietas duravam cada dia menos e durante um longo processo de desconstrução e empoderamento, encontrei a Dra. Nathália (a luz no meu ano de 2018) Li todos os posts existentes, vi todos os vídeos, pesquisei loucamente sobre a nutrição comportamental e pensei: - É isso. Faz sentido. O problema é e sempre foi dieta! Foi minha luz no fim do túnel. Posso dizer que nos meses de tratamento, eu pude enxergar com total clareza todo o meu processo de amadurecimento, entender os meus motivos e dores e me tratar com mais carinho.

Me senti presa durante 14 anos da minha vida e hoje estou sem amarras, totalmente livre e completamente feliz. Eu não tenho palavras para agradecer por sua ajuda, Dra. Você é incrível. Obrigada!"

- Jéssica S. 

"A alimentação intuitiva entrou na minha vida depois de mais de 20 anos vivendo de dietas. Anos a fio seguindo cardápios prescritos por "profissionais", revistas e livros, programas alimentares, remédios, enfim, completamente aprisionada no ciclo restrição/compulsão, o que me trouxe problemas psicológicos, muita infelicidade e sobrepeso. No início do tratamento com a Nathália (Petry, nutricionista) achei que fosse ficar louca por não ter mais que seguir um papel. Lembro-me até hoje do que senti quando ela disse que eu teria permissão incondicional para comer, durante o tratamento voltei a reconhecer fome, saciedade e também passei a questionar os pensamentos autodepreciativos e que classificavam comidas em "boas" e "más". A alimentação intuitiva entrou para ficar na minha vida, um processo de dentro para fora, meio doloroso, principalmente no início, mas que vale muito a pena! Sou eternamente grata por tudo o que vivi e estou vivendo!"

- Gisela Cabral

"No final de 2016, tive a oportunidade de fazer o tratamento de nutrição comportamental e intuitiva com a Nathália e isso mudou minha forma de lidar com minha alimentação. Até então, eu sempre me preocupava em comer algo que fosse saudável, que tivesse certas vitaminas ou nutrientes, com isso, não comia com prazer no dia-a-dia. Nos finais de semana comia exageradamente a comida da minha mãe, sentindo muito prazer e era como uma recompensa por tantos dias que comia sem prazer. Eu evitava comer chocolate ao longo do mês, porém na TPM me permitia comer uma barra inteira de uma vez, gerando culpa depois. Toda a conversa com a Nathália me abriu para uma nova relação com a comida. Com o tempo fui me lembrando de como é bom cozinhar algo saboroso, mesmo que fosse só para mim. Hoje me alimento com muito mais prazer, busco ir mais à feira, onde me inspiro para fazer diferentes pratos."

- Carla Prieto

"Entender que os fracassos das dietas que fiz desde os meus 15 anos de idade não eram meus fracassos me libertou para conhecer o mundo de outra forma. Me conhecer e me conectar com meu corpo é uma transformação diária. Dá liberdade para viver outros sonhos, me amar do jeito que eu sou e aproveitar a vida sem viver em função de um padrão que aprisiona a mente e rouba a felicidade."

- Poliane Aguiar

 

"O resultado que tive com Nathalia foi tão sutil e tão intenso: aprender a me amar. A gostar e aceitar quem sou, como sou. Me olhar com carinho e entender o que meu corpo precisa a cada hora do dia. A partir do momento em que tirei o olhar crítico sobre mim e abri minha atenção para minhas verdadeiras necessidades não somente eu fui tomada de uma autoaceitação intensa como também, claro, meus cuidados comigo aumentaram muito. Não somente em relação ao que como, mas ao que realmente quero e preciso para mim."​

- Priscila Liske

“Minha história complicada com a comida é bastante antiga, mas eu a reduzia a ‘dieta-insatisfação corporal – emagrecer – engordar’, com o tratamento com a Nathália Petry eu pude rever toda a minha história com um olhar diferenciado. Eu pude rever inclusive, meu preconceito com nutricionistas, que nunca (até agora) tinham dado ênfase à questão emocional. Porque quem vive de dieta sabe de cor e salteado o que deve fazer pra emagrecer. A relação com a comida vai muito além. Hoje não tenho compulsões alimentares, como sem culpa e com prazer. Mas, principalmente, como de forma consciente! Descobri que por boa parte da minha vida, eu só engoli. Não parava pra sentir o sabor, as sensações e os sentimentos. Concomitante a tudo isso, passei a me apaixonar por mim. Sei que esse será um processo eterno, mas tenho certeza que eu não teria ido tão longe sem a sua ajuda. Agradeço imensamente por você ir além do status quo e fazer uma real diferença na vida dos seus pacientes!"
- Michelle Nunes

“Quero deixar registrado como foi meu processo de reconhecimento e quebra de crenças através do excelente trabalho realizado pela Nathália, mais conhecida Naty, minha amada amiga. Tive a honra de ser sua coachee no processo de formação de Coaching e o Universo não poderia ser tão positivo, foi incrível! No início eram tantas perguntas que ao longo do processo eu mesma as consegui responder. Foi me apresentado de uma forma linda e encantadora como apreciar todos os tipos de comida e não ficar mais encanada com as "dietas do momento" e principalmente me privar de coisas que amo comer. Sentimento puro de GRATIDÃO por todas as verdades apresentadas! Hoje me identifico muito mais, sei o que estou comendo, porque estou comendo e a melhor quantidade para o meu organismo, e SEM CULPA! Naty, você é incrível!!! Muito sucesso pra você!!! Profissional maravilhosa e uma pessoa encantadora!!! Sou sua fã!!! Beijo grande e GRATIDÃO!!!”
- Evelyn Ribeiro

 

"Nathalia, Foi maravilhoso ter feito esse processo de " ficar de bem com meu prato " ou, eu diria, de "libertação", com você! Eu fiquei muito feliz, e até impressionada, com os resultados obtidos de forma tão rápida. Está sendo muito bom ter voltado a ter uma alimentação leve, sem culpas e sem ficar o tempo todo controlando o que comer... me sinto mais livre e respeitando minhas vontades, porque relembrei que meu corpo sabe o que é bom para mim e me conduz. Obrigada por ter sido uma fonte de inspiração e pelo trabalho que fazes. Precisamos de mais nutris assim pelo Brasil. Obrigada mesmo por tudo, você é um doce e super sensível.O mundo precisa de mais profissionais assim como você, pois a vida é linda, e curta demais, pra gente ficar perdendo tempo pensando em dieta"
- Nilda Martins 

"Nath, muito obrigada. Obrigada por tudo mesmo. Nossos encontros foram grandiosos. Me ensinou muito. Você com todo seu amor e carinho plantou uma sementinha e eu prometo que vou cuidar dela. E vou me esforçar muito para ter paciência para vê-la crescer e florescer. Sem pressa."
- Isabela Tudeschini

 

"Ser atendida pela Nathalia me trouxe uma abertura de visão com relação a minha alimentação e meu corpo e acredito que sem a sua ajuda jamais conseguiria. Foi ótimo perceber que o processo de se alimentar é da vida inteira e o que aprendi e mudei tenho que repetir diariamente para que o processo continue. Obrigada Nathalia pelo empurrão inicial, sempre lembrarei de você como a profissional que mudou o rumo da minha alimentação"
- Ana Carolina Jardim

"Eu ri tanto quando a Nathália me falou de ouvir meu corpo no inicio, porque não conseguia ouvir nada. Agora, graças a ela, o assunto comer é muito mais leve, porque estava antes algo muito pesado no meu dia a dia. Obrigada Nathália por fazer parte do meu caminho. Voce é jovem e tenho certeza que vai ter muito sucesso para ajudar pessoas porque seu trabalho é muito bom, muito util, e feito com muito carinho." 
- Yasmina Wasserer 

 

"Minha queixa: compulsão por doces. A proposta dela: permitir-me comê-los, porém sem a compulsão! Em 15 encontros semanais contei-lhe aspectos importantes e íntimos sobre minha vida e fomos descobrindo juntas qual era ( ou é) minha relação com os alimentos, meus prazeres, desprazeres, bloqueios, afinidades, gulas, sentimentos,...e por aí vai! Teve choro, teve sorriso! Teve abraço, teve lenço!!! Hoje percebo que me alimento de uma maneira mais equilibrada, mais centrada no que gosto e desejo, sem exagêros e ciente do que devo ou não, porém não me culpo ou me privo de algo que gosto ou desejo naquele momento!"
- Eugênia Nico 

 

"Como é bom comer sem culpa e sem medo! Descobri que quando você se propõe a entender seus sentimentos e ouvir seu corpo, comemos com mais prazer e não por insatisfação, ansiedade ou rotina. Hoje estou mais feliz, vivo em harmonia comigo mesma e com o que me cerca. Grata Nathália por fazer parte da minha caminhada."
- Elizabeth Naka

bottom of page