top of page

Blog

Resenha de livro: A cultura da dieta é tóxica





























 

A autora Ana Carolina Orsini fez um favor ao povo brasileiro ao escrever esse livro! Nele, ela reúne, com evidência científica de qualidade, informações e conceitos preciosos sobre alimentação e peso, ajudando o leitor a desconstruir a cultura tóxica das dietas em que estamos todos inseridos.


De maneira organizada, o livro traz conceitos e discussões que eu sempre tinha em consultório! Dividido em três partes, o livro aborda:

1) Conceitos básicos sobre comportamento alimentar, sobre o que é a cultura da dieta, sobre o que é o comer transtornado.

2) Desconstrução das crenças errôneas que temos sobre alimentação, como dietas da moda, dietas low carb, dietas sem glúten e lactose, vício em açúcar...

3) Ferramentas e diretrizes para uma alimentação verdadeiramente saudável, sem ser vítima de modismos e a cultura tóxica das dietas


Um diferencial do livro é que ele possui um referencial bibliográfico de qualidade suportando todas as informações. Inclusive, em um dos capítulos, a própria autora ensina como identificar quando uma evidência científica é de qualidade (pois ela nem sempre é!).


Um ponto ainda importante, inclusive trazido pela própria autora, é que o livro não substitui o acompanhamento de um profissional de saúde. Porém, as informações que ele traz são importantíssimas para que a pessoa comece a olhar para a sua relação com a comida - que é tão impactada pelas informações que aprendemos desde crianças - e por isso a leitura pode ser um importante aliado de um tratamento do comportamento alimentar.


Avaliação: 4 de 5 estrelas
Pontos altos: um compilado de informações e conceitos básicos sobre a nossa cultura da dieta e comer transtornado, que todas as pessoas deveriam saber!
Ressalvas: -
Para quem indico: para todas as pessoas, incluindo profissionais da saúde.
Gatilhos: não possuo ressalvas contra a leitura deste livro! É uma leitura segura, que, em geral, não parece oferecer gatilhos.
0 comentário

Comments


bottom of page